Arecreanário

Arecreanário

ARECREANÁRIO – ATELIER DE MATEMÁTICA RECREATIVA

Este é um projecto muito especial. Foi um desafio lançado pelo Lugar Específico para ser pensado e desenvolvido em parceria com a Associação Ludus e investigadores da Universidade de Lisboa, para representar uma alternativa às tradicionais explicações de matemática.

Nestes ateliers, que podem acontecer integrados no programa Depois da Escola, ou em sessões para famílias, vamos construir e partilhar conhecimentos matemáticos através de dinâmicas que têm por base a criatividade, o pensamento crítico, a lógica e outras funções do nosso cérebro que nos dão gozo usar para pensar.

Os participantes vão poder descobrir como a matemática pode ser divertida, abordando vários temas da Matemática Recreativa (campo de estudo matemático que tem por base problemas, jogos, magia, puzzles, e muito mais).

Sem que se apercebam, vão mergulhar numa investigação e experimentação séria, que lhes trará um gosto por estas temáticas, gosto este que será fundamental para poderem desenvolver, não só melhores desempenhos a nível escolar mas, e principalmente, mecanismos mentais e ferramentas de raciocínio que lhes traga benefícios ao longo da vida. Ou seja, procuramos com estes encontros, transformar a matemática pura e dura numa brincadeira mais fácil de abordar e cheia de prazer.

Ao estilo dos antigos gregos, que faziam matemática na Arena, também nos vamos juntar em quórum para conversar, experimentar, partilhar, pensar e apreender enquanto nos divertimos.

No final do ano vamos partilhar as nossas descobertas e conquistas com a comunidade, convidamos todos os interessados a visitar a nossa arena que ganhará a forma de uma exposição,.?… conferencia..?.. espectáculo…?

Concepção

LUGAR ESPECÍFICO com

TIAGO HIRTH
Amante de matemática e dedica-se ao lúdico: à magia, ao malabarismo, aos jogos… Nos seus tempos livres é investigador, divulga ciência, organiza eventos e ensina, quando lhe pedem.

Faz parte do Centro Interuniversitário de História das Ciência e da Tecnologia. É membro fundador do Circo Matemático.

Para além disto presta consultoria em vários temas ligados à Magia, Matemática Recreativa, etc.

Orientação

TIAGO ROBALO
Apaixonado por Ciência desde que se lembra possui formação de base em Física, e foi enquanto se formava que teve os primeiros contactos fortes como a Matemática Recreativa.

Do fascínio pela Ciência nasceu a vontade e necessidade de partilha-la com diferentes públicos, actividade teve a oportunidade de dinamizar de forma mais regular no Circo Matemático e no Museu Nacional de História Natural e Ciência e que o levou a uma formação académica em Comunicação de Ciência (FCSH).

O origami e a sua relação com a Matemática é a sua ferramenta de favorita – pois com uma actividade aparentemente de lazer podemos ensinar matemática a públicos de todas as idades e formações.

Actualmente é Investigador na área de microscopia de força atómica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e é também coordenador do Circo Matemático.

BEATRIZ SALVADOR
Licenciada em matemática pela Universidade Nova de Lisboa e frequenta o mestrado de matemática e aplicações do Instituto Superior Técnico.

Foi membro fundador do núcleo de estudantes de matemática FCT-UNL.
Organiza eventos científicos e tem um historial como monitora em várias escolas de verão, actividades extra-curriculares e como animadora no Circo Matemático.

Revisão Científica

JORGE NUNO SILVA
doutor em matemática pela Universidade de Berkeley, Professor da universidade de Lisboa e Presidente da Associação Ludus.

Os seus interesses incluem a Matemática Recreativa e os Jogos Matemáticos. Fundou, com outros entusiastas a Associação Ludus, o Circo Matemático, que tem oferecido ao país espectáculos lúdicos de divulgação matemática de grande qualidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *