O Desenho Aberto

O Desenho Aberto

O DESENHO ABERTO

Estas aulas de desenho são abertas a todos os curiosos das artes plásticas e que tenham vontade de desenvolver o desenho como uma forma de expressão.

Estas sessões vão centrar-se na prática do desenho mas deixaremos espaço para que uma disciplina evolua para outra, o desenho pode tornar-se pintura, escultura ou instalação, onde os limites e distinções deixam de existir.

Vamos desenvolver técnicas e pequenos truques que fazem o desenho progredir e encontrar novos lugares. Explorando diversos materiais e metodologias artísticas, pretende-se desmistificar preconceitos para criar novas regras, estimulando a imaginação e a liberdade criativa.

Este projecto teve inicio em 2013, no Teatro da Voz, num espaço pouco adaptado à prática do desenho, assim, o formato tradicional de aula onde se está sentado numa cadeira com o apoio de uma mesa teve que ser reinventado, o que proporcionou a flexibilidade de desenhar no chão ou contra um outro objecto ou no corpo do outro. O modelo variava e a metodologia também, tornando estas aulas enriquecedoras também no sentido da experiência.

As propostas foram evoluindo, transformando-se e adaptando-se a diferentes contextos mas os princípios essenciais continuam a prevalecer: a observação, a invenção, a improvisação, a aprendizagem e a técnica, princípios estes que nos ajudam a desenvolver não só a nossa capacidade artística como o nosso entendimento do mundo, diversificando a possibilidade de nos relacionarmos com ele.

Aqui no Lugar Específico, estas aulas ganham um novo formato. Além das sessões independentes para público adulto, este projecto está integrado no programa de actividades “Depois da Escola”, com sessões semanais regulares, para crianças, no âmbito de um projecto anual que culmina com uma exposição final dos trabalhos. Neste formato, os participantes podem ter a oportunidade de passar pelas várias fases que compõem todo o processo, desde a ideia, à concepção, passando pela escolha, montagem e exposição, e ainda, finalmente, com a relação com o público. Acreditamos que cada uma destas fases permite enriquecer toda a experiência.

Concepção e orientação

Mariana Ramos



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *