Lugares de Colo

Lugares de Colo

LUGARES DE COLO – AMBIENTES SENSORIAIS PARA ADULTOS COM BEBÉS

Lugares de Colo são espaços de encontro e interacção com a arte contemporânea, concebidos para a primeira infância.

Entendemos a arte como uma construção que nos caracteriza enquanto seres humanos, com enorme potencial de aprendizagem e desenvolvimento e que, desse modo, deve ser naturalmente partilhada com todos, em qualquer idade e lugar.

Acreditamos que estes encontros possam ter repercussões nas famílias, nos estabelecimentos de ensino e nos espaços culturais envolvidos, na medida em que a sua riqueza estética e sensorial, associada a uma grande simplicidade na execução são inspiradores para uma mudança na forma de se olhar e agir no acto do brincar, integrando a arte de forma natural nesta dinâmica.

Interessa-nos começar da tomada de consciência do corpo que somos e fomos, daquilo que nos remete para o imaginário e as descobertas da primeira infância, com consciência das fases de desenvolvimento da criança, olhadas sob a linguagem e estética contemporânea para construirmos dispositivos interativos e multissensoriais, com recurso à imagem, à luz e ao som.

Criamos ambientes que permitem o contacto com a arte contemporânea de forma livre, não encenada nem ensaiada. É o espaço que dita o improviso de um movimento conjunto, que se pretende que seja vivido por todos, à flor da pele e em tom de brincadeira.

A ideia de continuidade está inerente ao projeto. A contaminação acontece entre as sessões, pois levamos connosco as experiências vivenciadas que, através de nós, se repercutem nas propostas seguintes, aconteçam elas no mesmo espaço ou noutro diferente, sejam elas dedicadas ao mesmo ou a um novo tema.

Este projecto pode ser enriquecido com a realização de um workshop para a comunidade educativa, uma vez que pretendemos promover a reunião de pessoas e ideias à volta das temáticas arte e bebés, para que daí se origine um movimento criativo que reforce a possível contaminação desta forma de brincar e de criar relações, através do contacto com a arte desde cedo.

Assim, propomos abrir um espaço de experimentação artística com adultos, onde pretendemos partilhar o nosso processo criativo promovendo a reflexão sobre a arte para a primeira infância e experimentando construir dispositivos interativos promotores de novos fazeres e novos brincares.

Concepção e orientação

Nuno Figueira e Susana Alves, com artista convidado



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *