EQUIPA: Susana Alves

EQUIPA: Susana Alves

SUSANA ALVES (1980)

Vivo e trabalho em Lisboa. Licenciei-me em Psicologia Educacional (ISPA, 2006), e fiz outras formações posteriores: em Educação pela Arte, Pedagogia da Dança (Forum Dança, 2007) e Contadora de Histórias (com Elsa Serra, 2009). Fiz o curso de Guias do Jardim Botânico de Lisboa (com Alexandra Escudeiro, 2009) e o de Gestão de Instituições Sociais, (IEFP, 2008). Realizei também várias formações na área da Gestão Financeira e Gestão/Coordenação de projectos no âmbito do programa PRODEV (Associação Bairros, 2013/15). Tenho o diploma de Instrutora do Programa de Massagem nas Escolas (MISA, Silvia Conde, 2017) e participei no SummerLab organizado por Pedagogias Invisibiles, dedicado ao conceito ArThinking – pensamento artístico aplicado à educação (sob a orientação de Maria Acaso e Clara Megías, no El Matadero, em Madrid, 2017).

Sou fundadora e directora artística e pedagógica do Lugar Específico – entre arte e educação.

Desde 2005 que tenho colaborado com diversos serviços educativos maioritariamente na área da arte contemporânea: Culturgest, Programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Colecção Berardo, Jardim Botânico de Lisboa, Fábrica da Pólvora de Barcarena, concebendo e orientando actividades de mediação cultural, projectos continuados com escolas (Projecto RADAR, da Culturgest; Projecto SEMEAR, Projecto MEMO, do Museu Colecção Berardo) e projectos com público NEE. Integrei a equipa de formadores do Programa de Mobilidade de Educadores, do Programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian, sob a orientação da Maria de Assis Swinnerton.

Fiz parte da equipa do projecto EME Edifício Manifesto Educativo projecto piloto de arquitectura que visou o envolvimento da comunidade na reconstrução da sede da Associação Cultural Renovar a Mouraria (2011). Também tenho colaborado regularmente com outras estruturas culturais como a Jangada de Pedra (produção de apoio a espectáculos), a Editora Orfeu Negro (actividades de promoção da leitura), o espaço SOU (trabalho docente), o Festival Internacional e Banda Desenhada da Amadora (ateliers para crianças) e a Junta de Freguesia de Santo Estêvão (como mediadora voluntária de actividades com bebés).

Participei como oradora nos I e III Congressos Internacionais de Psicologia da Criança e do Adolescente (2010 e 2012), na 2.a e 3.a Edição da Conferência Internacional “Em nome das Artes ou em nome dos Públicos” (Culturgest, 2.a edição, 2011), na Conferência Lisboa Design Show, sob o tema “Existe um desenho exclusivo para os mais pequenos?” (Culturgest e Gulbenkian, 3.a edição, 2012) e na Conferência Internacional “Riscos e oportunidades para a Educação Artística na Europa” organizada pela InSEA.

Venci, em co-autoria com Maria do Carmo Rolo, o concurso AgirAmbiente 2010, da FCGulbenkian, com o projecto Sustenhabilidade.

Fui co-criadora do projecto EPICENTRO, ambientes interactivos para pais e bebés, com Nuno Figueira e Rita Sales, (Culturgest, 2015/16). Criadora do projecto EntreLaços, instalação participativa de rua (Largo Residências, 2017) e do projecto LIXO-LUXO, uma reflexão sobre a franteira entre estes dois conceitos através das artes visuais e performativas (Festival Bairro

Intendente em Festa, 2018 e 2019). Fui membro da associação Brincar a Pensar, dedicada a actividades pedagógicas assentes nos princípios da filosofia para crianças. Co-fundadora e administradora da página ReCoSE (Rede dos Colaboradores de Serviços Educativos).

Sou cooperante fundadora da Cooperativa Largo Residências (SOU Largo, crl) em Lisboa, onde integrei a Direção entre 2011 e 2017, desempenhando funções de direcção financeira, concepção, gestão e coordenação de projectos e mediação cultural e comunitária.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *