Parceiros Específicos

Parceiros Específicos

O Lugar Específico é feito de várias mãos e corações. Para chegarmos mais longe, caminhamos juntos e, por isso, criámos uma rede de parceiros que caminham connosco.

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

Gerador: O Gerador se apresenta como uma plataforma de reflexão, ação e comunicação sobre a cultura portuguesa. Entre as suas principais frentes de atuação estão a investigação, o impulsionamento à educação cultural e a criação de iniciativas que aproximem a cultura e as pessoas. Todas essas práticas se materializam por meio da Revista Gerador, além de inúmeras outras ações. 

O Gerador é parceiro do Lugar Específico no apoio à distribuição de eventos e projetos. 

Rádio Miúdos: A Rádio Miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças que iniciou as emissões experimentais em Novembro de 2015. É uma rádio exclusivamente on-line, com emissão 24 horas/7 dias por semana. Este projeto pretende dar voz às crianças, através da criação de conteúdos à sua medida e tendo como ponto de união a língua portuguesa. A programação da rádio é destinada a crianças, pais e educadores falantes de português espalhados pelo mundo inteiro. A Rádio virtual foi premiada em 2015 pela Fundação Calouste Gulbenkian, no concurso FAZ – IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA.

A Rádio Miúdos colabora com o Lugar Específico através dos Especificalistas, o grupo de crianças que experimenta o que é ser-se crítico de arte através do meio radiofónico. A partir de cada “aula”, é produzido um podcast que pode ser ouvido no nosso Soundcloud e aos sábados, às 11h, na Rádio Miúdos.

Baileia: A Baileia nasce do encontro de dois artistas educadores que levam a sério as brincadeiras. Clara e Gui são criadores-performers, contadores de histórias, educadores e artesãos.

A parceria deste atelier com o Lugar Específico materializa-se no Mover-Pensar (uma das atividades do Depois da Escola) e na venda dos seus produtos-brinquedos: os lápis de cera de abelha e os instrumentos musicais.

Revista Dois Pontos: A Revista Dois Pontos é uma revista trimestral ilustrada pensada para crianças curiosas e criativas. A sua missão é estimular a imaginação e a curiosidade nos seus pequenos leitores, por meio de artigos que explicam de maneira lúdica como funciona o mundo real e também pelas propostas de atividades a serem feitas em casa ou na rua.

Nesta parceria, o Lugar Específico participa na Revista com a elaboração de uma atividade a cada edição. Também temos todos os números da Dois Pontos à venda na nossa loja.

Centro Cultural de Cabo Verde: O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) tem como missão a realização de diversas atividades que promovem o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade e estimulam o interesse e o conhecimento da interculturalidade.

Em conjunto com o CCCV, o Lugar Específico desenvolve atividades de mediação cultural através do seu serviço educativo.

Galeria Monumental: A Galeria Monumental é um dos pilares da cultura portuguesa. Tendo iniciado a sua atividade em 1986, abriu espaço para a divulgação da Arte Contemporânea nacional e internacional. Desde os anos 1990, a Galeria se propõe a concretizar projectos de intercâmbio de artistas portugueses em outros países. Além disso, também participa em Feiras de Arte, dando a conhecer o trabalho destes artistas.

A Galeria Monumental é parceira do Lugar Específico na concepção de atividades de mediação cultural ou serviço educativo, além de ter cedido o espaço para as Oficinas de Verão de 2020.

Companhia Caótica: A Caótica, fundada em 2009 pela encenadora-autora Caroline Bergeron e pelo músico-cineasta António-Pedro, é uma companhia multidisciplinar que cria espetáculos, oficinas e filmes para público jovem, famílias e adultos.

Em co-criação com a Cia Caótica, o Lugar Específico desenvolve projetos artísticos e atividades de mediação artística.

Avó Leva & Avó Cuida: A Avó Leva & Avó Cuida apoia as famílias nas tarefas diárias que envolvem as crianças. Lançado em 2006, a Avó presta um serviço de transporte personalizado adaptado às necessidades de cada família. As viaturas são licenciadas e higienizadas e as equipas da Avó Leva & Avó Cuida são credenciadas nos cuidados infantis e tem um carinho especial com os miúdos.

Nesta parceria, Avó Leva & Avó Cuida faz o transporte de crianças para as atividades no Lugar Específico. E ainda oferece um desconto de 5% aos nossos clientes.

Saboeiro: A Lavandaria Saboeiro fica em Benfica e disponibiliza serviços de lavandaria e engomadoria para clientes finais e empresas. A Saboeiro tem uma política de trabalho centrada no bem estar do cliente e também de valores de responsabilidade social e ambiental. Assim sendo, incentiva a reciclagem de materiais e propõe iniciativas sociais que atendam aos que mais precisam.

Nesta parceria, os bidons plásticos usados na Saboeiro, em vez de irem para o lixo, ganham nova vida e novo uso nas atividades do Lugar Específico. 

APOIOS

Vizinhos e amigos: Os vizinhos e amigos do Lugar Específico são os nossos maiores apoiantes. Podemos contar com eles para divulgação das nossas atividades, participação nos cursos e eventos e também na doação de materiais. Além de que sabem que nós procuramos agir contra o desperdício e, por isso, trazem-nos as doações mais incríveis de materiais para trabalharmos. Juntos, formamos uma comunidade interessada em Arte e em criar conexões reais com as pessoas.

Câmara Municipal de Lisboa: Apoia projetos culturais por meio de programas de incentivo às Artes e à Cultura. Para a realização do Projeto PARApeito, em 2020, o Lugar Específico contou com o apoio da CML através do seu Fundo de Emergência Social para a Cultura.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *