Blog

Cenas da vida lá fora | Sessão especial In The Dark Lisboa

Cenas da vida lá fora | Sessão especial In The Dark Lisboa

O In The Dark Lisboa e o Lugar Específico apresentam: Cenas da vida lá fora Nesta sessão, que não é no escuro, nem à porta fechada, vamos reimaginar o espaço físico onde estamos, e enchê-lo de histórias de outros lugares. O In The Dark Lisboa 

Os Especificalistas – Junho 2020 | LUGAR ESPECÍFICO

Os Especificalistas – Junho 2020 | LUGAR ESPECÍFICO

Os Especificalistas são um grupo de ação crítica, um projecto que pretende ser um mediador para crianças dos 7 aos 12 anos descobrirem o que é isto de fazer crítica de arte. A cada sessão, os Especificalistas experimentam a fruição artística nas suas mais variadas 

COLABORADORES: Ricardo Campos

COLABORADORES: Ricardo Campos

Ricardo Guerreiro Campos estudou Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade Lisboa e expõe regularmente em exposições individuais e coletivas e colabora com estruturas de criação artística nas áreas das artes visuais, dos novos media, da performance e o teatro.

Nos últimos anos, no âmbito da sua prática artística, tem desenvolvido uma série de experimentações plásticas e performativas em torno da memória, da imagem e da infância.

É professor, formador e mediador cultural em diferentes contextos, tendo aprofundado questões sobre Arte e Educação em projetos de intervenção e investigação.

Férias de Verão 2020 | Lugar Específico

Férias de Verão 2020 | Lugar Específico

O que são as oficinas de Férias de Verão do Lugar Específico? As Oficinas de Férias Verão são um conjunto de actividades dirigidas a crianças durante as férias de verão, com um cronograma pedagógico que procura desenvolver as habilidades, a criatividade e a liberdade de 

COLABORADORES: PATRICIA FREIRE

COLABORADORES: PATRICIA FREIRE

PATRICIA FREIRE Artista Visual e Arte Educadora, com  uma  experiência consistente e diversificada em Educação Pela Arte quer em actividade pedagógica escolar, quer em serviço educativo desempenhado em relevantes instituições nacionais do sector da arte, quer ainda pelo trabalho com alunos com necessidades educativas  especiais em 

COLABORADORES: Eduarda Estrella

COLABORADORES: Eduarda Estrella

EDUARDA ESTRELLA (1986)

Eduarda é portuguesa, nascida no Rio de Janeiro. Vive e trabalha em Lisboa, Portugal.

É artista visual e trabalha com áreas da criatividade desde 2006, passando pela moda, design gráfico, produção cultural e comunicação. Esteve envolvida em projetos e exposições coletivas em espaços independentes de arte no Brasil, Holanda e Portugal, países em que viveu, além de projetos educacionais.

Desenvolve sua prática como arte educadora desde 2016, mediando workshops com jovens, crianças e adultos. A educação foi o caminho que a artista encontrou para dar sentido a sua prática artística, como ferramenta de questionamento e desenvolvimento social.

Eduarda Estrella nasceu no Rio de Janeiro e vem desenvolvendo sua prática entre o contexto carioca e o europeu. Graduada em design gráfico pela PUC-Rio teve sua formação em artes visuais na Holanda onde fez seu mestrado na Utrecht School of the Arts entre os anos de 2012-2013 e em Portugal, onde participou do Independent Study Program (turma de 2013-2014) da escola de artes visuais Maumaus, em Lisboa.

Desenvolve sua prática em torno do campo da linguagem e da narrativa, a partir de textos e seus desdobramentos nos campos da imagem e experiência, produzindo filmes, performances e impressos.

Arecreanário

Arecreanário

ARECREANÁRIO – ATELIER DE MATEMÁTICA RECREATIVA Este é um projecto muito especial. Foi um desafio lançado pelo Lugar Específico para ser pensado e desenvolvido em parceria com a Associação Ludus e investigadores da Universidade de Lisboa, para representar uma alternativa às tradicionais explicações de matemática. 

Magia Específica

Magia Específica

Bimestralmente o Lugar Específico vai ter Matinés de Magia Específica.O convite está lançado, apareçam para um sábado à tarde extraordinário. Ao longo de uma hora apresentamos alguns dos melhores efeitos que existem do mundo: Prestidigitação, Ilusionismo, Mentalismo, Hipnotismo e muito mais. Este final de tarde 

Lugares de Colo

Lugares de Colo

LUGARES DE COLO – AMBIENTES SENSORIAIS PARA ADULTOS COM BEBÉS

Lugares de Colo são espaços de encontro e interacção com a arte contemporânea, concebidos para a primeira infância.

Entendemos a arte como uma construção que nos caracteriza enquanto seres humanos, com enorme potencial de aprendizagem e desenvolvimento e que, desse modo, deve ser naturalmente partilhada com todos, em qualquer idade e lugar.

Acreditamos que estes encontros possam ter repercussões nas famílias, nos estabelecimentos de ensino e nos espaços culturais envolvidos, na medida em que a sua riqueza estética e sensorial, associada a uma grande simplicidade na execução são inspiradores para uma mudança na forma de se olhar e agir no acto do brincar, integrando a arte de forma natural nesta dinâmica.

Interessa-nos começar da tomada de consciência do corpo que somos e fomos, daquilo que nos remete para o imaginário e as descobertas da primeira infância, com consciência das fases de desenvolvimento da criança, olhadas sob a linguagem e estética contemporânea para construirmos dispositivos interativos e multissensoriais, com recurso à imagem, à luz e ao som.

Criamos ambientes que permitem o contacto com a arte contemporânea de forma livre, não encenada nem ensaiada. É o espaço que dita o improviso de um movimento conjunto, que se pretende que seja vivido por todos, à flor da pele e em tom de brincadeira.

A ideia de continuidade está inerente ao projeto. A contaminação acontece entre as sessões, pois levamos connosco as experiências vivenciadas que, através de nós, se repercutem nas propostas seguintes, aconteçam elas no mesmo espaço ou noutro diferente, sejam elas dedicadas ao mesmo ou a um novo tema.

Este projecto pode ser enriquecido com a realização de um workshop para a comunidade educativa, uma vez que pretendemos promover a reunião de pessoas e ideias à volta das temáticas arte e bebés, para que daí se origine um movimento criativo que reforce a possível contaminação desta forma de brincar e de criar relações, através do contacto com a arte desde cedo.

Assim, propomos abrir um espaço de experimentação artística com adultos, onde pretendemos partilhar o nosso processo criativo promovendo a reflexão sobre a arte para a primeira infância e experimentando construir dispositivos interativos promotores de novos fazeres e novos brincares.

Concepção e orientação

Nuno Figueira e Susana Alves, com artista convidado

O Desenho Aberto

O Desenho Aberto

O DESENHO ABERTO Estas aulas de desenho são abertas a todos os curiosos das artes plásticas e que tenham vontade de desenvolver o desenho como uma forma de expressão. Estas sessões vão centrar-se na prática do desenho mas deixaremos espaço para que uma disciplina evolua