Blog

Mover-pensar

Mover-pensar

Um convite em movimento. Mover-pensar é um encontro marcado pelas surpresas que o próprio corpo nos pode dar. Um corpo que escorrega, desenha, rasteja, corre, rebola, descansa, move o ar, o espaço e os pensamentos. Um corpo que descobre, no caminho da dança, a criar 

F.A.Q DEPOIS DA ESCOLA

F.A.Q DEPOIS DA ESCOLA

EM QUE CONSISTE O DEPOIS DA ESCOLA? O Depois da Escola é isso mesmo: uma proposta que vem complementar a escola. Um espaço diário de partilha, aprendizagem, brincadeira e criação. Uma forma de ocupar o tempo livre preenchendo-o de criatividade, arte, descobertas, aprendizagens e diversão. 

Festival PARApeito – um festival para o peito

Festival PARApeito – um festival para o peito

PARApeito: parte superior de uma trincheira que protege os seus defensores mas que não os impede de atirar sobre ela; parede que se ergue na altura do peito. 

Este projecto é para o peito, que está apertado e apartado dos outros. Como uma forma de aproximar corações e sentimentos, trazer para perto o calor humano que muitos, ainda, necessitam e romper, com Arte, as barreiras do isolamento.

O Festival PARApeito acontece com apoio da Câmara Municipal de Lisboa através do seu Fundo de Emergência Social para a Cultura.

Arte na rua, vista da janela

No formato de um festival, pretendemos levar Cultura, Arte e Entretenimento até às pessoas através de pequenas peças que possam ser vistas do alto de qualquer parapeito. Essas peças são concebidas para o espaço exterior e para serem vistas da janela: um solo, uma declamação, um malabarismo, uma história, um concerto ou o que a imaginação permitir.

Entre os principais objetivos do Festival PARApeito podemos encontrar uma lista de boas razões para vê-lo, literalmente, na rua:

  • Combater o isolamento e permitir às pessoas a possibilidade de receber / fruir da arte estando em contexto fragilizado: hospitais, escolas, lares de idosos e ainda entreter uma rua inteira;
  • Apoiar o trabalho de artistas em situação de fragilidade financeira;
  • Incentivar a continuidade da criação artística, devidamente remunerada, através da encomenda de novas criações;
  • Incentivar a fruição de espetáculos ao vivo, em proximidade, embora cumprindo as condições de distanciamento social em vigor.

Para dar vida a esta ideia, convidámos uma equipa artística composta por artistas de diversas áreas de atuação e pedimos que desenvolvessem novas criações ou adaptassem alguma de suas melhores peças para este formato de rua com uma “plateia vertical”, numa configuração inovadora e inusitada.

Foto: Red Werneck

Porquê Festival PARApeito?

Abaixo, uma carta-apresentação que traz as palavras de Susana Alves, fundadora do Lugar Específico e idealizadora deste projeto:

A ideia do PARApeito surgiu-me em Abril de 2020, em pleno confinamento, quando, fechados em casa, nos sentíamos de peito apertado pela distância, pela ausência, pela incerteza, pelo receio. Como vai ser agora? Até quando ficaremos assim? 

Todos, a nosso jeito, sentimos que a arte e a cultura são vitais ao nosso bem-estar e todos vimos esse sentimento reforçado pela falta que ela nos faz. Temos saudades de um bom concerto, de um bom espectáculo que nos encha a alma.

Mas este receio não nos deve paralisar, antes pelo contrário, toda esta dificuldade deve ser um incentivo a pensar de outra forma.

E, assim, a vontade de levar arte e cultura aos mais afetados tornou-se impositiva! 

A vontade de proporcionar trabalho para os artistas em dificuldade tornou-se urgente! Tenho de fazer alguma coisa! 

Inspirada por variadas iniciativas solidárias que vi nascer: onde cada um dava o que sabia, o que tinha, o que podia. Assim surgiu este formato de levar arte e cultura até aos contextos e pessoas mais afetadas, mantendo-os em segurança. Eles no seu parapeito, e nós a entregar alimento para o seu peito. 

Brevemente

O Festival PARApeito vai acontecer em duas edições (outono e primavera) e não será aberto ao público em geral, mas sim apresentado em lares, hospitais e em outros contextos de fragilidade e isolamento.

Queremos levar Arte para o peito daqueles que não podem ir ao encontro dela e oferecer espaço aos artistas que se encontram em situação de fragilidade financeira devido à pandemia.

Conheces algum lugar em Lisboa que acolheria esta iniciativa? Deixa um comentário ou fala connosco no info@lugarespecifico.pt

Férias de Verão 2020 – Programação Agosto| Lugar Específico

Férias de Verão 2020 – Programação Agosto| Lugar Específico

O que são as oficinas de Férias de Verão do Lugar Específico? As Oficinas de Férias Verão são um conjunto de actividades dirigidas a crianças durante as férias de verão, com um cronograma pedagógico que procura desenvolver as habilidades, a criatividade e a liberdade de 

OFICINA DO BRINQUEDO – ATELIER PARA FAMÍLIAS | VERÃO 2020

OFICINA DO BRINQUEDO – ATELIER PARA FAMÍLIAS | VERÃO 2020

Para além das Oficinas de Verão dedicadas aos mais pequenos, o Lugar Específico criou a Oficina do Brinquedo, destinada a famílias. O brincar é essencial ao bem-estar das crianças e nós, adultos, podíamos perceber que se brincássemos mais também seríamos mais felizes. Nestes encontros vamos 

Cenas da vida lá fora | Sessão especial In The Dark Lisboa

Cenas da vida lá fora | Sessão especial In The Dark Lisboa

O In The Dark Lisboa e o Lugar Específico apresentam:

Cenas da vida lá fora

Nesta sessão, que não é no escuro, nem à porta fechada, vamos reimaginar o espaço físico onde estamos, e enchê-lo de histórias de outros lugares.

O In The Dark Lisboa escolheu um conjunto de peças radiofónicas e paisagens sonoras que nos ajudam a refletir sobre uma questão que esteve sempre presente durante o recente confinamento: O que é que os sons que ouvimos, e muitas vezes nem reparamos, nos dizem sobre o mundo?

A escuta desta sessão é individual e com headphones. Os participantes são convidados a descarregar um ficheiro de som para o telemóvel [ou outro leitor de áudio] e seguir instruções.

A sessão estará disponível para download às 19.30 horas no Lugar Específico, na Rua Actor Vale 16 B, em Lisboa.

A entrada é de contribuição livre. Inscrições através do email: info@lugarespecifico.pt

A sessão é em inglês e português.

Cenas da vida lá fora
Sexta-feira, dia 10 de Julho, às 19h30
Lugar Específico
Rua Actor Vale 16 B, 1900-025 Lisboa

O In The Dark é uma associação que desde 2010 se dedica a divulgar documentários áudios e arte sonora.

Acede ao Facebook e confirma tua presença.

In The Dark Lisboa é um dos parceiros do Lugar Específico e esta sessão faz parte do nosso projecto de acolhimento.

Abrimos as portas do Lugar Específico para acolher iniciativas culturais sob a forma de diversas linguagens artísticas. 

Disponibilizamos o espaço deste Lugar e os nossos meios de comunicação para receber e apoiar projectos que tenham afinidades com o foco central da nossa acção, sejam eles: exposições, apresentações, lançamentos de livros, workshops, actividades para miúdos e adultos. 

Sabe mais deste e de outros projectos aqui.

Especificalistas – Junho 2020 | LUGAR ESPECÍFICO

Especificalistas – Junho 2020 | LUGAR ESPECÍFICO

Os Especificalistas são um grupo de ação crítica, um projecto que pretende ser um mediador para crianças dos 7 aos 12 anos descobrirem o que é isto de fazer crítica de arte. A cada sessão, os Especificalistas experimentam a fruição artística nas suas mais variadas 

COLABORADORES: Ricardo Guerreiro Campos

COLABORADORES: Ricardo Guerreiro Campos

Ricardo Guerreiro Campos estudou Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade Lisboa e expõe regularmente em exposições individuais e coletivas e colabora com estruturas de criação artística nas áreas das artes visuais, dos novos media, da performance e o teatro. Nos últimos anos, no âmbito 

Férias de Verão 2020 – Programação Julho | Lugar Específico

Férias de Verão 2020 – Programação Julho | Lugar Específico

O que são as oficinas de Férias de Verão do Lugar Específico?

As Oficinas de Férias Verão são um conjunto de actividades dirigidas a crianças durante as férias de verão, com um cronograma pedagógico que procura desenvolver as habilidades, a criatividade e a liberdade de expressão.

Em cada programa procuramos pôr em prática o nosso conceito de artEducação, criando um cruzamento equilibrado entre a arte contemporânea e as metodologias educativas alternativas.

Cada semana tem o formato de uma residência artística, um mergulho num determinado tema. A cada mergulho, desenvolvemos um projecto artístico debruçando-nos sobre uma determinada questão inicial.

Durante este ano, trataremos de Memória e Imaginação a partir de diversas perspectivas, inspirados pelas exposições patentes na Galeria Monumental e usaremos variadas técnicas de criação para construir as experiências.

Datas e horários das Férias de Verão 2020

As Oficinas irão decorrer já desde o dia 29 de junho e temos propostas até dia 28 de agosto.

Todas as semanas vamos-nos encontrar de segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e às 18h30, na Galeria Monumental.

Programação das Férias de Verão 2020 – JULHO:

29/06 a 03/07 – Escavações Literárias, com Susana Alves*: 

Um monte de livros antigos, alguns já meios destruídos, vão servir de campo de experimentação para escavações. Vamos cortar, pintar, transformar, reescrever as histórias que lá estavam, acrescentando, camada por camada, até criar novas paisagens.

Palavras-chave: livro | instalação | intervenção | camada | releitura | paisagem

6/07 a 10/07 – A Nossa Janela, com Nuno Figueira:

Da nossa janela podemos ver aquilo que imaginarmos! Há sempre uma paisagem do lado de lá. Juntos vamos imaginar o que poderá haver por trás de uma parede, e dar-lhe vida. Vamos cortar, colar, pintar, construir, encaixar, pendurar e em conjunto criar uma imagem, que no final será um cenário fotográfico onde podemos gravar a nossa memória. Esta oficina terá o formato de instalação no pátio da Galeria Monumental e terá, naturalmente, várias alterações de paisagem ao longo da semana, que ficarão guardadas em formato fotografia. Vamos construir e levar connosco a nossa janela.

Palavras-chave: Imagem | reutilização | imaginação | construção | fotografia | visualização | paisagem | memória | futuro | instalação 

13/07 a 17/07 – Pássaros, flores e fósseis, com Mariana Ramos

Olhar é imprescindível no desenhar. Pássaros, flores, folhas, ramos, patos, pedras, podemos desenhar qualquer coisa, o importante é registar e guardar as formas maravilhosas que encontramos na natureza. Podemos usar lápis e aguarela sobre papel, ou fossilizar elementos naturais em pequenas placas de gesso. Na história “O Rapaz de Bronze” as flores dão uma festa, será que poderemos dar uma festa com os nossos desenhos?

Palavras-chave: desenho | escultura | paisagem | observação | escala

20/07 a 24/07 – Imprimindo Memórias, com Patrícia Freire:

Neste encontro, o espaço de diálogo será entregue aos materiais, aos suportes e às técnicas das Artes Plásticas.

Entre a colagem, as aguadas e as impressões, criaremos registo das nossas próprias memórias. Vamos explorar essa impressão e perceber de quantas camadas somos impressos.

Palavras-chave: colagem | recorte | carimbos | página | impressão | memória

27/07 a 31/07 – Exercícios De Camuflagem Na Natureza, com Eduarda Estrella:

A partir da obra de Barbara Assis Pacheco em exposição, vamos explorar a paisagem e tentar fazer parte dela, em um exercício de imaginação e de construção de um novo universo. Coletaremos materiais naturais que possamos encontrar ao redor do espaço da galeria e construiremos nossos dispositivos de camuflagem — capas, chapéus, máscaras; com o intuito de nos aproximarmos um pouco mais da paisagem apresentada pela artista.

Palavras-chave: natureza | vestimenta | corpo | performance | construção | personagem

Vê aqui a programação das Férias de Verão 2020 em Agosto

Como vão funcionar as oficinas de Férias de Verão do Lugar Específico em 2020?

Em 2020, juntámo-nos à Galeria Monumental e é lá que as nossas oficinas de verão vão ter lugar. 

Com esta parceria, ganhamos exposições para explorar e um espaço exterior lindíssimo, onde as crianças poderão estar mais à vontade para usufruir do tempo em conjunto e das nossas propostas.

As medidas de segurança estão todas garantidas! Na fase actual que estamos a passar, teremos em consideração e iremos proceder em conformidade com o cumprimento das normas veiculadas pela DGS. Como tal, até novas indicações, o número máximo de participantes será de 10 crianças.

Para quem são as oficinas de Férias de Verão do Lugar Específico?

As oficinas de férias são para crianças dos 7 aos 13 anos de idade. O grupo terá um mínimo 5 e máximo 10 crianças. No caso de não preenchermos as vagas mínimas, os pais serão avisados até à 6ª feira da semana anterior à oficina.

Recomendações

É importante trazer roupa confortável (incluindo meias antiderrapantes) e que se possa sujar – assim, não haverá limites à diversão! 

As refeições não estão incluídas no preço da oficina, então cada um deve trazer de casa o seu lanche ou snack. 

Em conformidade com o cumprimento das normas veiculadas pela DGS, cada criança a partir dos 10 anos deverá trazer a sua própria máscara para garantir a segurança de todos.

Preço, formas de pagamento e inscrições

Cada semana de oficinas tem um custo de 80€, que inclui todos os materiais e um seguro de acidentes (IVA incluído).

Oferecemos descontos de 10% nas seguintes situações (não acumuláveis):

  • Caso faça inscrições conjuntas (familiares ou amigos).
  • Caso se inscreva em mais do que uma semana.
  • Para aqueles que já participaram noutras oficinas de férias do Lugar Específico.
  • Membros da Associação de Pais da EB1 Sampaio Garrido.
  • Membros do GPE.

Receberemos o pagamento por MBway ou através de transferência bancária para PT50017030260304001002293 (é necessário o envio do comprovativo por email).

Os pagamentos devem ser efetuados até à sexta-feira anterior ao início das oficinas.

Para inscrever os miúdos nas oficinas de Férias de Verão do Lugar Específico, basta preencher este formulário ou enviar-nos um e-mail através do info@lugarespecifico.pt.

Fixe, não é? 

Estamos à vossa espera! Este ano as oficinas vão ser muito especiais.

Caso ainda tenham alguma dúvida sobre as Oficinas de Férias de Verão 2020 do Lugar Específico, podem sempre espreitar a nossa página de F.A.Q. ou enviar-nos um e-mail para info@lugarespecifico.pt.

COLABORADORES: PATRICIA FREIRE

COLABORADORES: PATRICIA FREIRE

PATRICIA FREIRE Artista Visual e Arte Educadora, com  uma  experiência consistente e diversificada em Educação Pela Arte quer em actividade pedagógica escolar, quer em serviço educativo desempenhado em relevantes instituições nacionais do sector da arte, quer ainda pelo trabalho com alunos com necessidades educativas  especiais em