COLABORADORES

Maribel Sobreira

É arquitecta. Divide a sua actividade profissional entre a investigação, a docência e o ensaio. As suas áreas de interesse cruzam a reflexão filosófica com a arte e arquitectura; o âmbito da sua investigação centra-se no conceito de espaço tanto ontológico como social, e as dinâmicas deste na constituição da subjectividade.
Doutoranda em Filosofia na Faculdade de Letras Universidade de Lisboa na área da Estética e Filosofia da Arte, foi bolseira FCT de 2016 a 2020. Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É investigadora em formação do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL); membro da ISPA (International Society for the Philosophy of Architecture) e do Núcleo de estudo Simmelianos da Universidade de Lisboa. Leccionou entre 2014 e 2018 vários módulos na disciplina Estética e Ética da Paisagem, do Mestrado Integrado em Arquitectura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia e Mestrado em Filosofia no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Concebe e orienta actividades de sensibilização para as artes e arquitectura, colabora com o Museu Coleção Berardo e MAAT. Iniciou a sua prática curatorial em 2019 com o projecto ARQUIVO EXQUIS é cofundadora do ColectivoFACA – um projeto de curadoria e cidadania ativa que questiona as narrativas da cultura visual, não apagando a História, cruzando as diversas narrativa. Tem publicado ensaios na área da reflexão sobre a arquitetura e a filosofia da arte, entre os quais se destacam: Philosophy & Architecture (2016; co-editora, revista online Philosophy@Lisbon); “Relation of Architecture and Philosophy in the tragedy of culture” (2018); “Cidade como chôra e abrigo: sobre a essência da arquitectura” (2019); Istranzu: Para um ensaio estético da tasca (2019); “Il movimento come memoria del luogo” (2019); Tempo do informe (2020); “The Art of Feminist-Queering the Museum: Gate-leaking” (coautor, 2021); “How spacing can help to think the periphery in a intersectional way” (2021).

A Maribel colabora connosco nos Especificalistas.