Colaboradores: Sofia Saldanha

Nasceu em Braga, em 1975. Começou a trabalhar em rádio em 1992.

Durante 15 anos foi uma das vozes da Rádio Universitária do Minho. Completou o Mestrado em rádio no Goldsmiths College, em Londres. Fez ainda o curso de rádio do Salt Institute for Documentary Studies, nos EUA. Realizou o documentário áudio “The Sleeping Fool”, que lhe valeu o Best New Artist Award no Third Coast International Audio Festival [EUA].

Em 2019 realizou a peça áudio “A Caixa”, nomeada para os prémios: Best European Radio Documentary of the Year no Prix Europa [Alemanha]; Hearsay Audio Prize [Irlanda] e Prix Marulić [Croácia]. Realizou o documentário “No Escuro e à Escuta” nomeado para Best European Radio Documentary of the Year 2020 no Prix Europa. Os seus documentários áudio foram transmitidos na Antena 2, BBC Rádio 4, e em inúmeros canais de rádio norte-americanos, e mostrados nos festivais de cinema Tempo Documentary Festival [Estocolmo, 2020] e Open City Documentary Festival [Londres, 2018].

É autora de uma série áudio documental dedicada à vida e obra de Fernando Pessoa: “Não sei o que o amanhã trará – Um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa”.

Sofia é parte do In The Dark, uma associação que nasceu em Londres, e organiza regularmente, em espaços públicos, sessões de escuta áudio. Em 2018 criou o In The Dark Lisboa. Participou em conferências e sessões públicas dedicadas ao documentário áudio. Foi júri dos seguintes prémios: In The Dark Awards, The Whickers Awards, Radio Production Awards e Prix Europa.