EMANCIPAR?
Laboratório de performance e pedagogia
realizado em junho e julho de 2021
Este Laboratório é um espaço de encontro e reflexão onde se irão cruzar experiências diversas que abrangem as artes performativas e atividades pedagógicas de transmissão de conteúdos.
Organizado em dois módulos, propomos a criação de um lugar de emancipação: composto por momentos colecivos de partilha e debate de ideias, através de exercícios práticos e outros desafios que serão lançados ao longo do Laboratório. Neste lugar contaremos também com a experiência que cada participante traz consigo, seja ela mais relacionada com um percurso nas artes performativas ou com um percurso na área da pedagogia.
Como ponto de partida iremos debruçar-nos sobre duas obras literárias de relevo no campo da pedagogia: “A Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire e “O Mestre Ignorante” de Jacques Ranciére.
Podes assistir aqui às duas conversas públicas que realizámos no final de cada módulo.
Para quem
Dirigido a professores, artistas, mediadores culturais e todos os interessados nas áreas das artes performativas e pedagogia.
O objetivo deste Laboratório passa por criar práticas e exercícios que poderão ser direcionados para a sala de aula, mas que não deverão ser limitados a este formato. Daqui poderão resultar, por exemplo, exercícios e práticas que venham mais tarde a ser utilizados e desenvolvidos no contexto de processos criativos, criação de obras de artes performativas, ou desenvolvimento de projetos participativos com diferentes comunidades.
Onde e quando
O Laboratório é organizado em 2 módulos e acontecerá no Lugar Específico em Lisboa (Rua Actor Vale 16 B).
Módulo 1: A Pedagogia do Oprimido – uma releitura à luz do corpo de hoje:
- 14, 15, 16, 17 de junho (2º a 5ºFeira) – das 18h às 20.30h (sessões de 2.30h)
- 18 de junho, das 18h às 19.30h, sessão Zoom – público geral
Módulo 2: À procura do Mestre Ignorante:
- 28, 29, 30 de junho e 1 de julho (2º a 5ºFeira) – das 18h às 20.30h (sessão de 2.30h)
- 2 de julho, das 18h às 19.30h, sessão Zoom – público geral
Com quem
Laboratório conduzido por Manuel Henriques
Em colaboração e com consultoria de Susana Alves
Produção: Lugar Específico e Casa-Performance
Módulo 1: A Pedagogia do Oprimido – uma releitura à luz do corpo de hoje.
Em “A Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire identifica um sistema que é comum a muitas organizações sociais que envolvem relações humanas e estruturas de poder: a existência de opressores e de oprimidos. Para Paulo Freire o processo de emancipação do oprimido nasce do conhecimento profundo da sua identidade, e na construção de ferramentas que o permitam sair da situação de opressão em que se encontra.
Módulo 2: À procura do Mestre Ignorante.
Em “O Mestre Ignorante”, Jacques Ranciére explora a busca da igualdade de conhecimentos e inteligência entre o aluno e o professor. Para tal, o professor ou mestre, deverá assumir a sua ignorância como motor fundamental para a escuta e aprendizagem que deverá recolher dos seus alunos. Ao longo da obra, Ranciére fala da experiência de Joseph Jacotot, professor de literatura na Universidade de Lovaina em 1818. A sua experiência serve de inspiração para a emancipação do lugar do aluno enquanto ser pensante, crítico e capaz de aprender autonomamente.