Formação COPA

COPA – Conjunto Operacional de Pedagogias Ativas

O que queremos?

Ser uma equipa que leva à escola e à sua comunidade um pensamento aberto, divergente e abrangente daquilo que a educação é e pode ser, bem como contribuir para repensar e refazer a experiência de escola.

Queremos difundir, com a nossa experiência transdisciplinar/transversal, uma vivência intensa de relação escola-mundo e apoiar a transformação da ação dos professores e educadores.

Fazer pontes entre o pensamento-prática artística e a prática do ensino-aprendizagem, legitimando o nosso trabalho com a experiência que temos vindo a ganhar ao longo dos anos e de muitos projetos que cruzam arte e educação.

Criar um espaço de reflexão para/com/entre os agentes educativos que provoque uma mudança de atitude, através da troca de saberes e da promoção do diálogo. Agir na transformação de práticas educativas, sociais e relacionais. Conhecer pessoas novas e novas realidades.

Ter autonomia, quer através da nossa flexibildade e independência quer através da aceitação da mudança, da novidade e da diversidade de cenários, adaptando os recursos às mudanças sociais.

O que fazemos?

O nosso objetivo principal é provocar uma revolução criativa, educativa e transdisciplinar através de:

● Formações

● Oficinas

● Debates

● Grupos cooperativos de reflexão.

Porque o fazemos?

Porque a Escola deve ser parte integrante do mundo, da realidade social e da natureza. O facto de existir um eterno desfasamento temporal entre a escola e a contemporaneidade provoca uma desmotivação dos alunos face à escola, e dos professores face à necessidade de constante adaptação às realidades com as quais trabalham diariamente.

Porque observamos que predomina, ainda hoje, uma educação “adultocentrista” que não integra as crianças nos processos educativos e que os considera como consumidores em vez de cidadãos ativos, e achamos que podemos contribuir para mudar o paradigma. 

Porque somos parte da Comunidade Educativa, queremos uma sociedade melhor, apoiando a inteligência coletiva e a consciência ambiental para uma eficaz sustentabilidade ecológica e social.

O que nos distingue?

O nosso coletivo é composto pela pluralidade de experiências que temos tido em contextos muito diversificados como: escolas, museus, jardins, teatros, bibliotecas, centros culturais, centros de criatividade e festivais. Experiências essas que têm o formato de: projetos e oficinas artísticas, atividades de mediação e educação, criação de espetáculos, gestão de projetos culturais, criação de recursos e guias pedagógicos, realização de formações para professores/educadores e projetos associados à natureza e à sustentabilidade.

Concebemos ainda projetos que cruzam Arte e Educação, Corpo/Movimento/Sensorialidade, voz/Poesia/Literatura, Relação com o Mundo Social e Natural.

Conhecemos bem a realidade da Educação em Portugal bem como as dificuldades com que os vários agentes educativos se deparam no seu dia a dia.

No fundo, o que nos distingue é a transdisciplinariedade de visão nas propostas e nas experiências.

Qual o nosso público-alvo/parceiros?

A curto prazo:

● Professores de vários níveis de ensino e Educadores de infância

● Educadores não-formais, Monitores, Orientadores de atividades

● Bibliotecários

● Pessoas que partilham as nossas inquietações

● Ensino público e privado 

● Outras instituições e indivíduos

Que benefícios proporcionamos aos nossos públicos/parceiros?

Temos um leque de propostas de formação baseadas em exemplos daquilo que entendemos como boas práticas educativas: experiências formativas que ajudam a ver e a atuar de uma forma integrada e articulada para a comunidade educativa e que contribuem para a autonomia das equipas.

A nossa abordagem tem como base a experimentação e a prática sensorial e física associada às aprendizagens na e da escola, através de um cruzamento com o currículo escolar que contempla também as vivências na natureza.

Somos, desta forma, facilitadoras de processos pedagógicos que abrangem dois eixos principais: o pensamento e a experiência.

As nossas ações formativas existem nos formatos presencial e online.