Oficinas de Férias de Verão 2021

Neste verão de 2021, voltamos à Galeria Monumental para mais semanas recheadas de novas experiências, aprendizagens e diversão!

Em 2020, começámos uma parceria de verão com a Galeria Monumental. Depois dos momentos tão especiais que lá vivemos, voltámos a aliar-nos a eles para mais um verão artístico. Com esta parceria, ganhámos exposições para explorar e um espaço exterior lindíssimo, onde as crianças poderão estar mais à vontade para usufruir do tempo em conjunto e das nossas propostas.

Aqui podes encontrar todas as informações relativas ao programa deste ano, incluindo como fazer a inscrição.

Fotografia de Red Werneck @redwerneck

O QUE SÃO AS OFICINAS DE FÉRIAS DE VERÃO DO LUGAR ESPECÍFICO?

As Oficinas de Férias são um conjunto de atividades criativas dirigidas a crianças e jovens, que acontecem durante os períodos de férias escolares. Neste verão de 2021 temos um cronograma artístico-pedagógico que procura desenvolver a criatividade, o contacto com as artes e a liberdade de expressão.

Em cada programa procuramos pôr em prática o nosso conceito de ArteEducação, criando um cruzamento equilibrado entre a arte contemporânea e metodologias  alternativas de educação.

Cada semana tem o formato de residência artística e é um mergulho num determinado tema.

Entre junho e julho, convidamos-te a Ultrapassar os Limites do Corpo a partir de diversas perspetivas, inspirados pela exposição patente na Galeria Monumental e recorrendo a variadas ferramentas artísticas para criar as nossas experiências únicas.

QUAIS SÃO AS DATAS E HORÁRIOS PARA ESTE VERÃO?

As Oficinas irão decorrer do dia 28 de junho a 30 de julho, sendo que cada semana corresponde a uma proposta artístico-pedagógica distinta.

Vamos estar juntos todas as semanas, de segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e as 18h, na Galeria Monumental.

Caso seja necessário um prolongamento deste horário (antes ou depois), fala connosco!

PARA QUEM SÃO AS OFICINAS?

Este ano, temos oficinas para várias idades: algumas propostas serão para crianças a partir dos 7 anos e outras para jovens a partir dos 13.

Em cada semana, cada grupo terá um mínimo de 6 crianças e máximo de 12. No caso de não preenchermos as vagas mínimas, os pais serão avisados até à 4ª feira da semana anterior à oficina

Para garantir a concretização das oficinas, apelamos a que nos ajudem na divulgação deste programa. Quando somos mais, a aprendizagem e diversão também é maior!

QUAL É A PROGRAMAÇÃO DESTE ANO?

JOVENS A PARTIR DOS 13 ANOS

Existe alguma coisa que queres gritar ao mundo? Que mensagem queres passar?

A pintura mural existe desde os primórdios da existência humana. As primeiras manifestações artísticas de que há registo são as pinturas rupestres, pintadas ou gravadas na parede, e são hoje o testemunho mais relevante dos hábitos dos humanos pré-históricos. Ao longo da história vamos encontrando variadas técnicas e intenções na pintura mural. Desde as paredes com motivos geométricos dos árabes, passando pelos frescos renascentistas chegando aos grafitti. Este tipo de arte com carácter contestatário começou por ser um ato de rebeldia e vandalismo, mostrando uma revolta contra a sociedade. Hoje é aceite e incentivada, tendo-se transformado numa prática que muitas vezes se fica pelo embelezamento da rua ou que pretende mesmo passar uma mensagem para a sociedade.

Que mural pretendemos criar: interventivo com uma mensagem social e política ou simplesmente decorativo?

Nesta semana de residência artística vamos mergulhar no universo da artista Teresa Dias Coelho, em exposição na galeria Monumental e, a partir do trabalho dela, vamos criar um projeto de autor. Wow que difícil que isto parece, mas na verdade não é! Ora presta atenção: cada um pode escolher a linguagem que quer explorar (movimento, desenho, pintura, escultura) e o caminho que quer seguir (um subtema ou questão de partida). Vamos perceber como podemos divergir a partir de um ponto inicial comum, tal como as ruas à volta de uma rotunda. Isto porque somos únicos e porque a arte pode acordar algo diferente em cada um de nós! 

CRIANÇAS A PARTIR DOS 7 ANOS

Uma caixa recheada de papéis de diferentes idades, cores, texturas, tamanhos e gramagens será o pretexto para explorarmos a exposição de Teresa Dias Coelho. No espaço da galeria, vamos procurar objectos e curiosidades despercebidas nas obras da artista. Por onde vagueia o nosso olhar? Vem registar ideias, desenhar e construir um caderno único: o teu caderno de autor/livro de artista!

O circo é um lugar único onde nos podemos pôr à prova e ultrapassar os nossos limites. Pode ser o lugar certo para desligar, depois de tanto tempo colados aos ecrãs e com o corpo parado, em “stand by”.

Nesta semana, convidamos-te a trabalhar o corpo e, principalmente, a mente, através de atividades circenses. Vamos desenvolver – em conjunto – a coordenação, o equilíbrio, a autoconfiança, o trabalho de grupo e a nossa habilidade em lidar com a frustração. Assim, mostramos que tudo é possível quando tentamos. 

A magia fascina-te? Sentes que tens um mágico adormecido dentro de ti?

Para criar um momento mágico não é necessário construir grandes e complexas ilusões. Nesta semana vamos explorar alguns princípios da arte da magia e aprender a transformar efeitos simples em incríveis truques de magia.

PREÇO, FORMAS DE PAGAMENTO E INSCRIÇÕES

Para inscrever os miúdos nas Oficinas de Férias de Verão do Lugar Específico, basta preencher este formulário.

Cada semana de oficinas tem um custo de 80€, que inclui todos os materiais e um seguro de acidentes (IVA incluído).

Oferecemos descontos de 10% nas seguintes situações (não acumuláveis):

Oferecemos 5% de desconto nas seguintes situações:

Receberemos o pagamento por MBway ou através de transferência bancária para PT50017030260304001002293. (É necessário o envio do comprovativo por email.)

Os pagamentos devem ser efetuados até à 4ªfeira anterior ao início das oficinas.

Caso tenhas alguma dúvida, fala connosco via info@lugarespecifico.pt.

RECOMENDAÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES

  1. É importante trazer roupa confortável (incluindo meias antiderrapantes) e que se possa sujar – assim, não haverá limites à diversão! 
  2. As refeições não estão incluídas no preço da oficina, então cada um deve trazer de casa o seu lanche ou snack. 
  3. Em conformidade com o cumprimento das normas veiculadas pela DGS, cada criança a partir dos 10 anos deverá trazer a sua própria máscara para garantir a segurança de todos.

As medidas de segurança estão todas garantidas! Na fase atual que estamos a passar, teremos em consideração e iremos proceder em conformidade com o cumprimento das normas veiculadas pela DGS. Como tal, até novas indicações, o número máximo de participantes será de 12 crianças