Skip to content

Neste verão de 2024, voltamos a poder receber-vos em nossa casa para mais semanas recheadas de novas experiências, aprendizagens e diversão!

A partir de 1 de julho de 2024 vamos abrir portas à nova sede deste Lugar, na Rua Sabino de Sousa 29A, muito próximo da Praça Paiva Couceiro. São 150 m2, amplos, limpos e fresquinhos que convidam à experimentação criativa.

Aqui podes encontrar todas as informações relativas ao programa deste ano, incluindo como fazer a inscrição.

O QUE SÃO AS OFICINAS DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA DO LUGAR ESPECÍFICO?

São um conjunto de atividades artístico-pedagógicas dirigidas a crianças e jovens, que acontecem durante os períodos de férias escolares, que procuram desenvolver a criatividade, o contacto com as artes e com a natureza, o auto-conhecimento, o desenvolvimento pessoal, o pensamento crítico e a liberdade de expressão.

Em cada programa procuramos pôr em prática o nosso conceito de ArteEducação, criando um cruzamento equilibrado entre a linguagens e ferramentas da arte contemporânea e metodologias  alternativas de educação.

Cada semana tem o formato de residência artística: é um mergulho num determinado tema. Cada criança poderá desenvolver o seu próprio projeto e expressar a sua identidade única.

QUAIS SÃO AS DATAS E HORÁRIOS PARA ESTE VERÃO?

As Oficinas irão decorrer de julho a setembro, com propostas diferentes a cada semana.

Vamos estar juntos durante a semana, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 17h, na Rua Sabino de Sousa 29A, Penha de França, Lisboa

Caso seja necessário um prolongamento deste horário (antes ou depois), fala connosco! (terá um custo extra)

PARA QUEM SÃO AS OFICINAS?

Este ano, temos oficinas para crianças e jovens a partir dos 7 anos (aceitamos inscrições até aos 16 anos, depois gerimos o grupo conforme as inscrições).

Em cada semana, cada grupo terá um mínimo de 6 crianças e máximo de 15. No caso de não preenchermos as vagas mínimas, os pais serão avisados e o dinheiro relativo ao pagamento da inscrição será devolvido. 

Para garantir a concretização das oficinas, apelamos a que nos ajudem na divulgação deste programa. Quando o grupo é maior, a aprendizagem e diversão também aumenta!

Sim, porque esta também é uma ótima oportunidade de fazer amigos novos!

QUAL É A PROGRAMAÇÃO DESTE ANO?

JULHO

Sabias que na natureza tudo está em tudo?

EUniverso é um convite a investigar como, na natureza, tudo está em tudo. Já reparaste que os nossos braços se assemelham a uma árvore? Sabias que dentro do ouvido temos um osso em forma de caracol? Alguma vez te apercebeste que os nossos olhos parecem uma galáxia? Ou que as nossas células parecem conter o universo? Estas e outras questões vão conduzir o nosso processo… é uma viagem sem fim.

A cada dia vamos mergulhar num conceito e descobri-lo através das linguagens e ferramentas artísticas. Vamos dançar, pintar, desenhar, fotografar…. e o que mais nos apetecer fazer de acordo com o que formos descobrindo. Será uma verdadeira semana de pesquisa artística em que cada criança será convidada a desenvolver o seu próprio universo (projeto).

A partir dos três paradoxos (3P) do filósofo Karl Popper: tolerância, liberdade e democracia – iremos mergulhar na experimentação de várias linguagens artísticas: performance, arte conceptual, desenho, colagem, e todas aquelas que nos façam sentido. Este processo conduzirá à montagem de uma exposição/instalação, fruto das reflexões do grupo.

AGOSTO


Nesta oficina propõe-se a exploração da técnica de animação stopmotion como uma ferramenta criativa para investigar e ilustrar a profunda conexão entre a natureza e a humanidade. Explorando questões de escalas e de transformação, os participantes terão a oportunidade de criar narrativas visuais que revelam como os elementos naturais influenciam e refletem a experiência humana.

Nos dias que correm corridos, é fundamental voltar ao básico, ao analógico, ao natural, Voltar a sentir na pele os materiais, as texturas, as temperaturas,… As artes tradicionais são um convite para voltar à nossa essência, despertar a criatividade e aumentar a valorização dos saber fazer manuais. Nesta semana vamos inspirar-nos na olaria em particular e, através de experiências plásticas e práticas, vamos dedicar tempo a conhecer este material fascinante – o barro – e, a partir dele, criar de pequenos personagens para a elaboração de uma estória, modelar objetos utilitários e, até, utilizá-lo como tinta para pintura e tingimento, contribuindo dessa forma para o contacto direto com os materiais naturais e com as técnicas tradicionais de produção, para o entendimento da sua pertinência hoje.

SETEMBRO

As sombras, as silhuetas e os contornos abrem-nos a porta para explorar a nossa relação com o eu, com o outro e com a natureza. Através de técnicas de artes plásticas, expressão dramática e uso da palavra, vamos partir à descoberta daquilo que cresce das sombras. Desde composições visuais de grande escala, colagens, herbários de sombras, cianotipia, poesia, aos contos, vamos criar de forma livre e criativa. 

Os livros são portais que nos transportam para viagens e descobertas incríveis. Além do seu conteúdo, o livro tem também enorme potencial enquanto objeto. Nesta proposta vamos explorar a possibilidade de transformar um livro numa exposição, onde a que cada página se abre um novo mundo. Desenho, colagem, pintura, recorte… o limite é do tamanho da nossa imaginação.

PREÇO, FORMAS DE PAGAMENTO E INSCRIÇÕES

Para inscrever as crianças e jovens nas Oficinas de Férias de Verão do Lugar Específico, basta preencher este formulário.

Cada semana de oficinas tem um custo de 130€ (à excepção da semana de 12 a 14 de agosto cujo custo será de 85€). Este valor inclui todos os materiais, um seguro de acidentes e o acompanhamento do almoço (refeições não incluídas).

Oferecemos descontos de 10% nas seguintes situações (não acumuláveis):

Recebemos o pagamento por MBway 917584425 (colocar nome da criança e semana de férias na descrição) ou através de transferência bancária para PT50 0170 3026 0304 0010 0229 3

É necessário o envio do comprovativo por email (junto com os dados de faturação, caso queira)

A inscrição só é validade após receção do comprovativo de pagamento.

Caso tenhas alguma dúvida, fala connosco via info@lugarespecifico.pt.

RECOMENDAÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES

  1. É importante trazer roupa confortável (incluindo meias antiderrapantes) e que se possa sujar – assim, não haverá limites à experimentação e diversão! Como planeamos passear pela envolvente, é importante trazerem chapéu.
  2. As refeições não estão incluídas no preço da oficina, então cada um deve trazer de casa o seu lanche, almoço ou snack e garrafa de água (pode vir buscar a criança para almoçar em casa).
  3. Caso exista alguma necessidade especial (alergias, cuidados específicos de saúde ou condições cognitivas), por favor, informe-nos para podermos adaptar os conteúdos e as dinâmicas de forma a melhor acolher a criança.

Muito obrigada por confiares em nós. Ficamos à escuta e à espera da tua inscrição!