ARECREANÁRIO
O que é?
Esta atividade partiu de um desafio lançado pelo Lugar Específico, para ser pensado e desenvolvido em parceria com a Associação Ludus e com investigadores da Universidade de Lisboa.
Pretende ser uma alternativa às tradicionais explicações de matemática e é destinado a crianças dos 7 aos 12 anos.
Nestes ateliers, construímos e partilhamos conhecimentos matemáticos através de dinâmicas que têm por base a criatividade, o pensamento crítico, a lógica e outras funções do nosso cérebro que nos dão gozo usar para pensar. Também descobrimos como a matemática pode ser divertida, mergulhando numa investigação e experimentação séria que despertam o gosto por essas temáticas.
Quais são os objetivos?
Desenvolver um melhor desempenho na escola, além de mecanismos mentais e ferramentas de raciocínio para se usar por toda a vida.
O que fazemos?
Os participantes vão poder descobrir como a matemática pode ser divertida, abordando vários temas da Matemática de forma recreativa – ou seja, através de problemas, jogos, magia, puzzles, e muito mais.
Ao estilo dos antigos gregos, que faziam matemática na Arena, também nos vamos juntar em quórum para conversar, experimentar, partilhar, pensar e apreender enquanto nos divertimos.
Com quem?
Conceção: Tiago Hirth
Orientação: Tiago Robalo e Beatriz Salvador.
Revisão científica: Professor Jorge Nuno Silva. Doutor em matemática pela Universidade de Berkeley, Professor da Universidade de Lisboa e Presidente da Associação Ludus. Os seus interesses incluem a Matemática Recreativa e os Jogos Matemáticos. Fundou, com outros entusiastas a Associação Ludus, o Circo Matemático, que tem oferecido ao país espectáculos lúdicos de divulgação matemática de grande qualidade.
Como e quando?
Para saberes mais sobre este programa, contacta-nos aqui.