Pelos Meus Olhos

O que é?

A premissa de Pelos Meus Olhos é muito simples: vamos desenhar uma imagem apenas a partir da descrição que ouvimos dela.
Combinando a comunicação com o desenho, esta atividade é como um jogo entre quem narra e quem ouve, onde não há certo ou errado.


Quais são os objetivos?


Nesta atividade para todas as idades, vais:


Acreditamos também que até pode ser um exercício de inclusão, porque podemos ficar um pouco mais sensíveis perante aqueles que não conseguem ver.

O que fazemos?

Em Pelos Meus Olhos, o desenho é uma ferramenta que nos permite pensar na maneira como comunicamos e como transmitimos mensagens – e como estas nos podem pregar rasteiras. Numa época em que a comunicação visual impera, é cada vez mais importante cultivar a capacidade descritiva.

Em cada sessão, há uma pessoa que narra uma imagem que só ela vê, enquanto que o resto do grupo desenha às cegas. Depois deste exercício, seguem-se alguns minutos de partilha e reflexão conjunta:
O que acharam desta experiência?
A que elementos demos mais importância no nosso desenho? À cor, à forma, à escala?
O que ficou perdido (e o que ganhámos) com a descrição?

Neste espaço, temos a oportunidade de refletir sobre as nossas intuições, os focos de atenção que cada um cria, as estratégias que seguimos (por vezes inconscientemente) quando desenhamos, a nossa forma de ouvir e assimilar informação, …

Com quem?

Cada sessão conta com um narrador diferente. Até agora, têm sido membros da nossa equipa, mas qualquer um pode participar!
Queres experimentar estar no lugar de quem narra? Envia-nos um email, temos todo o gosto em acolher-te nesta atividade.



Qual é o valor?


As sessões de Pelos Meus Olhos são gratuitas, contudo aceitamos contribuições voluntárias via MBWay.
Ao apoiar-nos, estás a apoiar os projetos de ArtEducação que desenvolvemos para todas as idades.
Os tempos estão difíceis para todos, ainda que por razões diferentes: assim, resolvemos que és tu quem atribui o valor a estas atividades, de acordo com o “valor” que lhes reconheceres e o “valor” que possas pagar.
Não precisas de indicar o teu nome, basta o nome e data da atividade.


Próximas sessões:

Envia um email para info@lugarespecifico.pt para te inscreveres.