O LUGAR ESPECÍFICO

O LUGAR ESPECÍFICO

Abrimos portas a 23 de fevereiro de 2019. Foi nesse dia que se concretizou o sonho de ter um centro cultural de pequena escala, próximo das pessoas e dos vizinhos. A ideia era ser um lugar onde a arte e a educação estão em pé de igualdade – onde, juntas, convocam a comunidade para descobertas, deslumbramentos e partilhas: sonho que ainda hoje se mantém.
Apesar de jovens, contamos com uma equipa artística multidisciplinar com mais de 15 anos de experiência em instituições de referência (Culturgest, Gulbenkian, Museu Coleção Berardo, MAAT, entre outros) na área dos Serviços Educativos de Arte Contemporânea.

Apesar de um dos focos continuar a ser a Arte-Educação, no último ano e meio desenvolvemos também projetos de cariz social e promovemos atividades de bem-estar e conexão com a Natureza.

  • promover a integração da arte contemporânea na comunidade não-artística
  • criar uma simbiose entre a arte, a educação, a cultura e a comunidade
  • agir para a mudança do paradigma da educação em Portugal
  • reforçar a importância da expressão artística para o bem-estar
  • aliar a arte à conexão com a natureza
  • desenhar e apoiar projetos que promovam o desenvolvimento sociocultural
  • utilizar metodologias e hábitos sustentáveis – por isso tentamos sempre sempre reutilizar os materiais das atividades e/ou desperdício
  • democratizar o acesso da comunidade às artes e reforçar o potencial transformador da educação.

Desenvolvemos e apoiamos projetos de mediação cultural e Arte-Educação para diferentes faixas etárias: para uma infância mais estimulante, para uma idade adulta mais criativa e para uma velhice mais dinâmica.
Nas nossas atividades procuramos sempre explorar diferentes linguagens e metodologias de expressão artística, e incentivamos o público a criar ou a fruir da arte com um espírito crítico, aberto e inovador.

Clica nos separadores acima para conheceres a nossa programação.

O Lugar Específico não tem atualmente sede ou um espaço fixo onde decorrem todas as atividades.
Somos, por isso, bastante flexíveis e estamos disponíveis para irmos ao encontro das necessidades de todas as partes. O nomadismo tem as suas vantagens!


Contudo, temos o nosso escritório montado no espaço do PENHA SCO (Penha de França, Lisboa) – por isso podes agendar a tua visita para conversarmos um pouco
ou para comprares alguns dos produtos que temos à venda (como as revistas Dois Pontos e os livros da Orfeu Negro).